top of page

Qual a diferença entre infertilidade e esterilidade?


Para alguns parece meio óbvio. Porém, uma grande parte da população tem alguma dúvida quando o assunto é infertilidade e esterilidade.


E você, tem alguma dúvida sobre o assunto? O artigo de hoje vai abordar exatamente a diferença entre cada um deles. Confira!


A infertilidade e a esterilidade são muitas vezes entendidos como sinônimos, pois tanto um quanto o outro causam a impossibilidade de gerar filhos. Porém, é importante destacar que existe uma grande diferença entre os dois diagnósticos.


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a infertilidade é uma doença do sistema reprodutivo caracterizada pela dificuldade em conseguir a gravidez após 12 meses de tentativas regulares sem o uso de contraceptivos. Tecnicamente, a infertilidade é resultado de uma disfunção dos órgãos reprodutores, dos gametas ou do concepto.


As causas da infertilidade são variadas. Nas mulheres podem decorrer da idade, pela qualidade ou quantidade dos óvulos, hábitos de vida, alterações hormonais, entre outros fatores. Nos homens pode ser causada por varicocele, hábitos de vida e pela idade.


Já no caso da esterilidade é a impossibilidade que tem o homem ou a mulher de produzir gametas (óvulos e espermatozoide) ou zigotos (resultado da fusão entre óvulos e espermatozoides) viáveis. Ou seja, sem tais células, não há o desenvolvimento de um embrião.


Nas mulheres, as causas mais comuns são problemas de ovulação, óvulos de baixa qualidade, anormalidades do útero e fatores externos, como sobrepeso e tabagismo.


Nos homens, pode ser causada por anormalidades testiculares, problemas com a próstata, má qualidade do sêmen, problemas de ereção e também fatores externos, como tabagismo, problemas de peso e estresse.


Como podem observar, é possível entender que a infertilidade não retira totalmente as chances para que a gravidez ocorra de forma natural, ao contrário da esterilidade. Porém, a boa notícia é que através das técnicas de reprodução assistida é possível ajudar os casais estéreis ou inférteis a conseguir a tão sonhada gravidez.


Ficou alguma dúvida? Nossa equipe está pronta para te ajudar.

bottom of page