MIOMA

centro-de-mioma-rio-de-janeiro-ablação-d

Miomas uterinos são tumores benignos, que se desenvolvem do tecido muscular liso. Acomete 30 a 50 % das mulheres na idade fértil e sua incidência é maior na raça negra.

Os miomas são classificados dependendo da sua localização.

Mioma subserosos

Localizam-se na porção externa do útero, geralmente cresce para fora do útero. Este tipo de mioma não costuma alterar o fluxo uterino, porem dependendo do tamanho do mioma, pode se tornar desconfortável devido a comprometimento dos órgãos pélvicos, como por exemplo, bexiga e reto.

Miomas intramurais

Crescem no interior da parede uterina, e podem se expandir, aumentando o volume uterino. São os miomas mais comuns e levam aumento no fluxo menstrual, dor pélvica e sensação de peso.

Mioma submucoso

Localizam-se na parte mais profunda do útero, abaixo da capa que reveste a cavidade uterina, causando abaulamento da cavidade ou invasão. Geralmente causa cólica e aumento do fluxo menstrual.

Mioma intracavitário

Mioma localizado dentro da cavidade uterina. Também provocam aumento do fluxo menstrual, cólicas e infertilidade.

Mioma pediculado

Estão ligados a superfície uterina através de uma ponte fibromuscular, mantendo sua circulação. Geralmente são assintomáticas, porém com o seu crescimento ao longo do tempo pode levar a torção do seu pedículo ,com quadro de dor aguda tendo a necessidade de cirurgia de emergência.

SINTOMATOLOGIA

A principal sintomatologia dos miomas uterinos é o aumento do fluxo menstrual, cólicas menstruais, sangramento fora do ciclo menstrual, dor abdominal, pélvica e dor na relação sexual. Sintomatologia urinária: aumento das micções, disúria, infecção urinária.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico pode ser realizado através de um simples exame toque ginecológico de rotina, se o útero estiver aumentado.

A ultra-sonografia pélvica transvaginal e a ressonância são ótimos exames para confirmar o diagnóstico, podendo identificar a localização, o número, tamanho do mioma e auxiliando o médico a programar o melhor tratamento clinico ou cirúrgico.

MIOMA E INFERTILIDADE

Muitas mulheres com miomas conseguem engravidar espontaneamente sem necessidade de qualquer intervenção médica, no entanto, mulheres com miomas submucosos e intracavitários têm sua fertilidade diminuída e maior taxa de abortamento de repetição. É consenso na literatura médica que a remoção desses miomas melhora a fertilidade.

Mulheres com miomas subserosos, não tem diferença de resultado de fertilidade em comparação com mulheres sem miomas, sua remoção não confere benefício. Já as mulheres com miomas intramurais parecem ter diminuição da fertilidade e aumento de perda de gravidez em comparação de com mulheres sem mioma. Porém mais estudos são necessários para direcionar o valor da miomectomia para os miomas intra murais, com foco em questões como tamanho, número e a sua proximidade com o endométrio.