top of page

Caxumba pode causar infertilidade masculina? Verdade ou Mito?


No post de hoje vamos falar sobre uma doença que aqui no Brasil é conhecida como papeira, mas em outros países é chamada de cara de Hamster. Sabe por quê? A razão para isso é o seu característico sintoma — o inchaço do rosto — consequente à inflamação das glândulas salivares, localizadas nas laterais do pescoço, logo abaixo da mandíbula.


Causada pelo vírus Paramyxovirus, o contágio ocorre por contato direto com gotículas de saliva de um infectado (beijo, tosse, espirro ou respiração em locais fechados) e os sintomas incluem inchaço nas glândulas parótidas, dor ao mastigar, febre e dor de cabeça.


Conhecida como uma doença infantil, a caxumba também afeta os adultos e muitas vezes, na forma mais severa.

Uma das possíveis complicações é causar infertilidade masculina, isto porque a doença pode não só afetar as glândulas salivares, mas também outras regiões do corpo, como os testículos. Costuma-se dizer que “a caxumba desceu para os testículos”. Quando isso ocorre, há o risco dos testículos atrofiarem ou das glândulas espermáticas serem danificadas, prejudicando a produção dos espermatozoides e a qualidade dos mesmos. Em alguns casos, pode ocasionar uma dificuldade reprodutiva ou, até mesmo, a total esterilidade. Confira alguns sintomas que indicam essa condição:


• Ejaculação e urina com sangue;

• Dor e inchaço nos testículos;

• Nódulo nos testículos;

• Febre;

• Mal estar e desconforto;

• Excesso de suor na região dos testículos;

• Sensação de que tem os testículos quentes.


O tratamento é semelhante ao recomendado para a caxumba comum, e inclui repouso, descanso e o uso de medicamento.


Porém, o alerta do especialista em reprodução humana, Dr. Nelson Miranda, é de que todos os homens que tiveram caxumba nos testículos e que apresentem dificuldades para engravidar devem procurar ajuda médica e realizar exames para avaliar a infertilidade.


Quer saber mais sobre esse assunto? Nossa equipe está pronta para te ajudar !

Comentarios


bottom of page