
No post de hoje vamos falar sobre uma doença que aqui no Brasil é conhecida como papeira, mas em outros países é chamada de cara de Hamster. Sabe por quê? A razão para isso é o seu característico sintoma — o inchaço do rosto — consequente à inflamação das glândulas salivares, localizadas nas laterais do pescoço, logo abaixo da mandíbula.
Causada pelo vírus Paramyxovirus, o contágio ocorre por contato direto com gotículas de saliva de um infectado (beijo, tosse, espirro ou respiração em locais fechados) e os sintomas incluem inchaço nas glândulas parótidas, dor ao mastigar, febre e dor de cabeça.
Conhecida como uma doença infantil, a caxumba também afeta os adultos e muitas vezes, na forma mais severa.
Uma das possíveis complicações é causar infertilidade masculina, isto porque a doença pode não só afetar as glândulas salivares, mas também outras regiões do corpo, como os testículos. Costuma-se dizer que “a caxumba desceu para os testículos”. Quando isso ocorre, há o risco dos testículos atrofiarem ou das glândulas espermáticas serem danificadas, prejudicando a produção dos espermatozoides e a qualidade dos mesmos. Em alguns casos, pode ocasionar uma dificuldade reprodutiva ou, até mesmo, a total esterilidade. Confira alguns sintomas que indicam essa condição:
• Ejaculação e urina com sangue;
• Dor e inchaço nos testículos;
• Nódulo nos testículos;
• Febre;
• Mal estar e desconforto;
• Excesso de suor na região dos testículos;
• Sensação de que tem os testículos quentes.
O tratamento é semelhante ao recomendado para a caxumba comum, e inclui repouso, descanso e o uso de medicamento.
Porém, o alerta do especialista em reprodução humana, Dr. Nelson Miranda, é de que todos os homens que tiveram caxumba nos testículos e que apresentem dificuldades para engravidar devem procurar ajuda médica e realizar exames para avaliar a infertilidade.
Quer saber mais sobre esse assunto? Nossa equipe está pronta para te ajudar !
Comments