Pode parecer estranho, mas a candidíase é uma micose da vagina extremamente comum, e quase todas as mulheres terão pelo menos uma vez durante a vida.
Na maioria das vezes, é causada pela Candida Albicans, um fungo que habita o corpo humano, e que só causa a infecção quando se prolifera demais. Alguns fatores são capazes de “ativar” o fungo. São eles: baixa imunidade, antibióticos e corticoides, diabetes, uso de absorvente diários, calor e umidade.
Alguns dos sintomas da candidíase são:
✅Coceira na área vaginal;
✅Dor e vermelhidão na área vaginal;
✅Corrimento esbranquiçado;
✅Relações sexuais dolorosas.
Agora que já entendemos um pouco sobre a doença, que tal saber a relação com a fertilidade? A noticia é boa! A Candidíase não deixa a mulher infértil, mas pode diminuir as chances de engravidar. Isso porque uma das consequências da doença é a alteração do pH da vagina, o que pode tornar a região menos receptiva para os espermatozoides. Além disso, durante o tratamento contra a enfermidade, os gametas masculinos podem ter mais dificuldade de movimentação para chegar ao óvulo.
Sendo assim, após o tratamento da candidíase, as chances de gravidez tendem a voltar ao normal.
É importante lembrar que a candidíase não é uma doença sexualmente transmissível. Ela pode ser bastante desagradável, mas, na maioria dos casos, é comum e simples de ser tratada.
Confira algumas formas de prevenção:
✅Usar de preferência roupas íntimas de algodão;
✅Evitar o uso de absorventes internos por um período prolongado;
✅Evitar o uso prolongado de roupas molhadas ou muito apertadas;
✅Realizar a higiene da região íntima com sabonetes de pH neutro;
✅Usar preservativo para evitar a contaminação entre parceiros.
Comments