Biopsia Pré-Implantacional


É um exame realizado nos embriões para detectar perdas e ganhos cromossômicos, antes de serem transferidos para o útero da mãe.


O procedimento também recebe o nome de PGT -A (Teste Genético de Aneuploidia).


A biopsia embrionária retira uma ou mais células dos embriões  e pode ser realizada em embriões que estão em processo de clivagem e possuem 3 dias ou embriões em estágio blastocisto, que possuem 5 ou 6 dias, onde os embriões estão mais desenvolvidos, sendo possível a retirada de um maior número de células sem compromete-lo. Quando a biopsia é realizada no estágio de blastocisto, é possível avaliar os 24 cromossomos.


Com o estudo de todos os cromossomos detectamos síndromes causadas por alterações no número ou na forma: Síndrome de Down, Síndrome de Patau, Síndrome de Turner. É possível também analisar genes específicos de alguma doença que o casal possua como: anemia falciforme  e distrofia muscular.


PRINCIPAIS INDICAÇÕES:


— Idade materna avançada (acima de 38 anos);

— Aborto de repetição;

— Alteração no cariótipo do casal;

— Falha de implantação;

— Doença genética na família;

— Filhos com alterações cromossômicas.


É muito importante a decisão do casal na realização desse exame, pois serão vencidas várias etapas para conseguir embriões saudáveis a serem transferidos. Nem todos os casais conseguem realizar o exame, pois é preciso ter embriões no estágio de blastocisto para serem biopsiados, e dependendo da qualidade embrionária, podem não chegar a blastocistos e serão transferidos apenas os embriões saudáveis.


De 40 a 42 anos: 70% dos embriões são alterados;

Acima de 42: 85%dos embriões são alterados;


Taxa de embrião saudável conforme a idade da paciente.


Embriões saudáveis


38 a 39 anos: 34%

40 a 41 anos: 27%

42 a 43 anos: 17%

Acima de 44 anos: 11%


Este procedimento é mais um avanço na tecnologia da medicina reprodutiva, ajudando os casais a terem um bebé saudável.


A Clínica Progerar dispõe dos equipamentos mais avançados na área reprodutiva, e conta equipamentos a laser (instrumento essencial para realização da biopsia embrionária) e biólogos capacitados para este procedimento.