top of page

Assisted Hatching. Já ouviu falar?


No artigo de hoje, vamos falar sobre uma técnica que é capaz de aumentar as chances de sucesso da Fertilização in Vitro. Quer saber como isso é possível? Continue lendo esse post.


Com o objetivo de ajudar na implantação do embrião no útero, a Assisted Hatching, que pode ser traduzida para o português como “implantação embrionária assistida”, é uma técnica que visa aumentar as chances do tratamento de Fertilização in Vitro por meio do rompimento assistido da zona pelúcida, camada que envolve o embrião.


Há técnica já existe há 32 anos, desde 1990, e de lá para cá, muitos avanços fizeram com que tenha se tornado mais segura e eficaz.


Mas, para entender como ela funciona, é preciso saber o que é a zona pelúcida, camada pela qual o embrião é revestido.


Todo embrião, inclusive aqueles sendo resultantes de um tratamento de Fertilização in vitro (FIV), são protegidos por uma membrana chamada zona pelúcida.


No momento da implantação no endométrio, essa membrana se rompe para que o embrião possa ser implantado no útero da mulher e se desenvolva.


Entretanto, existem alguns casos em que o embrião tem dificuldade de romper a zona pelúcida, levando a falhas de implantação.


É aí que a técnica do Assisted Hatching pode entrar e evitar esse tipo de problema.

Por meio da utilização do laser, este procedimento gera um afilamento na região da zona pelúcida do embrião.


Ou seja, é realizada uma abertura nessa película. Isso acontece logo no momento em que ele será transferido para o útero, o que cria condições mais ideais para que o embrião se libere da zona pelúcida.


Normalmente, é uma técnica indicada para mulheres que já fizeram a fertilização in vitro, mas não obtiveram sucesso no procedimento. Além disso, é indicada nos seguintes casos:


 Embriões que apresentem zona pelúcida anormal (principalmente espessa e/ou irregular), a partir da avaliação do embriologista;

 Embriões descongelados;

 Idade materna avançada (acima de 38 anos);

 Casais com histórico de falha de implantação, entre outros.

Lembro que além da indicação, a decisão para a aplicação do Assisted Hatching deve sempre levar em consideração a análise do embriologista.


Mas atenção. O Assisted Hatching é uma técnica que exige muita preparação e conhecimento do profissional que vai realizá-la. Quer saber mais sobre esse assunto? Procure um de nossos profissionais.

bottom of page