top of page

A importância do sono e a relação forte que mantêm na fertilidade.


Todos já estão cansados de saber que o sono é fundamental para o descanso, o bem-estar e prevenção de doenças.


Dormir bem vai muito além do tempo que se passa com os olhos fechados. É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Durante esse momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter o corpo e a mente saudável. Essa seria a fórmula ideal se todos conseguissem ter uma noite de sono. Porém, uma pesquisa realizada ela Associação Brasileira do Sono (ABS) apontou que a população brasileira está dormindo menos de 6 horas por dia.


Os dados revelam uma grande preocupação, já que não dormir o suficiente afeta a memória, o desempenho, o humor e até mesmo influenciar na fertilidade. E sabe como? Isso porque o hormônio do sono (melatonina) atua na formação de novos vasos sanguíneos das células foliculares do ovário, aumentando a qualidade dos óvulos e as chances de gravidez. Os efeitos da privação do sono podem também prejudicar a fertilidade masculina, reduzindo a quantidade de espermatozoides.


Confira algumas dicas importantes para ter uma boa noite de sono⠀


— Deitar cedo: A produção diária de melatonina inicia-se ao final do dia, após o pôr do sol e atinge o seu pico pelas 3 ou 4 da manhã. Por isso é muito importante reduzir as atividades ao final do dia e preparar o corpo para deitar cedo. ⠀


— Dormir na escuridão total: A produção da melatonina é estimulada na escuridão. Quanto mais escuro estiver o quarto, mais eficiente será a produção deste hormônio. ⠀


— Evite alimentos estimulantes antes de se deitar, como o café, canela, pimentas e aqueles com excesso de açúcar. Eles podem prejudicar seu sono.


— Evite vícios, como o cigarro e o álcool. As substâncias podem prejudicar seu sono.


Durma bem e acorde para a VIDA!

bottom of page