FIV - ICSI

A Fertilização in Vitro é uma técnica de alta complexidade

difundida desde 1994, que consiste na colocação de um

espermatozoide dentro de um oócito (óvulo) por um

microscópio e manipulador.É um procedimento seguro,

indolor e rápido, que dura em média 17 dias. 

 

Entenda as etapas da Fertilização in Vitro: 

 

1ª etapa: ESTIMULAÇAO CONTROLADA DO OVÁRIO: 
Inicia se no segundo ou terceiro dia da menstruação com a aplicação diária de hormônios injetáveis, normalmente via subcutânea, para promover o crescimento de vários folículos nos ovários, permitindo o recolhimento de um maior número de óvulos. Esta fase dura em média de dez a doze dias, acompanhada por dois ou três exames de ultrassom via vaginal.

 

2.ª etapa: PUNÇAO DOS FOLÍCULOS OVARIANOS:  
A paciente será encaminhada ao centro cirúrgico, da própria clínica, e submetida à anestesia geral endovenosa (sedação). Com o auxílio do ultrassom transvaginal, o médico introduz uma agulha que atravessa a parede vaginal e penetra diretamente nos folículos ovarianos, justamente para aspirar o líquido folicular, com a intenção de captar os óvulos (oócitos). Normalmente este procedimento é indolor, mas em algumas pacientes, pode provocar um pouco de dor e cólicas, que serão tratadas com medicação endovenosa na própria clínica. Após este procedimento a paciente permanece na clínica por tempo variável até a sua total recuperação, oportunidade para desfrutar de um desjejum antes de ir para casa.

 

Após a punção folicular os óvulos obtidos são classificados e mantidos em incubadora com meio de cultura e previamente rotulados com o nome da paciente.

 

Dando sequência ao procedimento, a paciente recebe orientações e iniciamos o suporte da fase lútea, que consiste na administração de progesterona via vaginal para melhorar as taxas de implantação embrionária e manutenção da gravidez.

 

3ª etapa: FERTILIZAÇÃO: 
Procedimento realizado no laboratório de reprodução através de microscópio e equipamento de micromanipulação. Com a ajuda de uma agulha microscópica, injeta-se um espermatozoide dentro de cada óvulo. A fecundação é confirmada após 24 horas deste procedimento.


4ª etapa: TRANSFERÊNCIA EMBRIONARIA:
Denominada como a última etapa do tratamento, os embriões desenvolvidos no laboratório da clínica serão transferidos para o útero da paciente, podemos transferir os embriões formados no terceiro ou quinto dia chamado blastocisto É imprescindível frisar que, por determinação legal, o número de embriões a serem transferidos para dentro do útero, dependerá da idade da paciente.

 

O procedimento é realizado no centro de reprodução da clínica, sem e sem a necessidade de auxílio de anestesia. O momento consistente em depositar os embriões no interior da cavidade uterina, por um cateter flexível sobre a visão ultrassonográfica.

 

É um procedimento que pode ser cancelado pela ausência de embriões e baixa qualidade destes ou qualquer outro motivo como, por exemplo, risco de hiperestímulo ovariano, estenose cervical, ansiedade da paciente, necessidade de congelamento embrionário, doenças que por ventura apareçam na última hora, e possam interferir nas taxas de sucesso ou qualquer outra condição médica não prevista. Em algumas situações será necessário o congelamento dos embriões e sua posterior transferência em época oportuna. 

 

O tratamento de fertilização in vitro dura cerca de entre 15 e 18 dias, a contar do início da medicação, podendo sofrer variações de acordo com cada caso ou tipo de protocolo utilizado.

 

Segundo a nova Resolução do Conselho Federal de Medicina 2.299/2021, o número de embriões transferidos está diretamente relacionado com a idade da mulher que receberá os embriões: 

 

Até 37anos = 2 embriões 

Acima de 38 anos= 3 embriões
 

Se os embriões forem submetidos à biópsia embrionária, se euploides   (normais), no máximo poderão ser transferidos 2 embriões, independente da idade da mulher.

 

O exame de sangue Beta-HCG, que comprova a gravidez, pode ser realizado após 10 dias da transferência.

 

A taxa de sucesso vai depender da idade da mulher:

 

• Abaixo 30 anos = 48%
• 30 – 34 anos = 46%
• 35 – 39 anos = 38%
• 40 – 44 anos = 21%
• Acima 45 anos = 5%

artificial-insemination-fertilization-of

              FIV - ICSI