DUO STIM - Duplo Estímulo Ovariano

Esse tratamento é indicado em pacientes que possuem baixa

reserva ovariana ( mulheres acima de 40 anos , dosagem de

hormônio antimulleriano menor que 1 ng/ e contagem folicular

menor que 7- 5 folículos antrais.

 

Sabemos que existe duas ondas foliculares no mesmo ciclo

menstrual, podemos fazer duas captações de óvulos no

mesmo ciclo.


Iniciamos o uso de baixa dose de gonadotrofinas no segundo ou terceiro dia da menstruação medicamentos injetáveis de uso diário para estimulação dos folículos e é feito controle ultrassonográfico para avaliar o crescimento desses folículos assim que o maior folículo atingir 18 mm , a paciente faz uso de um agonista 36 horas antes da captação dos óvulos.

 

E é encaminhada ao centro cirúrgico da própria clínica e a paciente é orientada estar de jejum completo , irá ser submetida a anestesia endovenosa e é realizada a captação dos folículos através de uma agulha guiada através ultrassom transvaginal .

Os óvulos captados são encaminhamos ao laboratório e a bióloga avalia a quantidade e a qualidade dos óvulos, no mesmo momento o parceiro colhe o sêmen e através do micromanipulador os espermatozoides são injetados no interior dos óvulos . São encaminhados a incubadora e em 24 horas saberemos se houve ou não a formação dos embriões , estes embriões serão congelados em terceiro ou quinto dia de desenvolvimento embrionário.

Após quatro dias da captação iniciaremos novamente a estimulação ovariana com baixa dose de gonadotrofina e é realizado o controle ultrassonográfico para avaliação do desenvolvimento folicular e assim que o maior folículo atingir 18 mm , a paciente usará um agonista e em 36 horas , será encaminhada ao centro cirúrgico da própria clínica em jejum completo e é realizado a captação dos óvulos e fertilização deles com o espermatozoides do seu parceiro e os embriões formados serão congelados.

Os embriões formados no laboratório serão transferidos para o útero da paciente numa segunda etapa ( após um a dois meses da última captação).

Esse procedimento tem a finalidade de captar mais óvulos , formando mais embriões num intervalo de tempo menor.

Duo-Stim-1280x720.jpg