CONGELAMENTO DE ÓVULOS

O congelamento de óvulos é uma técnica de preservação da fertilidade que vem crescendo a cada ano.
Com a ascensão das mulheres no mercado de trabalho, muitas acabam optando pelo adiamento da maternidade.


Porém, como as mulheres possuem um relógio biológico, com o avanço da idade, ocorre uma diminuição da fertilidade.

Para começar, nascemos com milhares de óvulos. Entretanto, quando ocorre a primeira menstruação esse estoque diminui para 400 mil óvulos, sendo que a cada menstruação ocorre uma perda mil óvulos, chegando a perder a fertilidade com mais de 35 anos em 50% e a partir de 40 anos, uma perda de 90%.

Apesar dos avanços na área da reprodução humana, não é possível  parar o relógio biológico da mulher, mas temos a opção de preservação da fertilidade e sabe como?

Através de um procedimento simples, indolor, seguro e rápido, que  dura em torno de 12 dias. A paciente será submetida ao tratamento de Fertilização in Vitro, que compreende a estimulação ovariana controlada iniciando no segundo ou terceiro dia do ciclo menstrual com hormônios injetáveis, por um período de aproximadamente de10 dias e receberá também um medicamento para o amadurecimento dos óvulos, ocorrendo à captação dos óvulos em 36 horas. Tudo isso em um ambiente cirúrgico, com sedação e guiado com ultrassonografia transvaginal.

No mesmo momento, os óvulos serão congelados através do processo de Vitrificaçao. Nessa técnica o óvulo é submetido a temperaturas baixas em poucos segundos e impedindo assim a formação de cristais de gelo no interior das células.

Saiba Mais:

QUAIS PACIENTES SÃO BENEFICIADAS COM O CONGELAMENTO?

 

Pacientes que desejam postergar a maternidade.

Pacientes portadoras de câncer que foram submetidas a quimioterapia ou radioterapia, pois o tratamento pode levar a falência ovariana.

Pacientes que possuem antecedente familiar de menopausa precoce.

QUAL É A IDADE IDEAL PARA REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO?

A melhor idade seria antes dos 35 anos, pois a quantidade de óvulos é maior e a qualidade é melhor. Quanto maior a idade menor a quantidade e a qualidade dos óvulos e também aumenta a taxa de aborto, devido o aumento da taxa de trissomias.

QUANTOS ÓVULOS DEVEM SER CONGELADOS?

 

Quanto maior o número de óvulos e quanto mais nova for a mulher, melhor será a taxa de gravidez. Orientação:

Ate 34 anos: número mínimo de 11 a 15 óvulos
De 35 a 37 anos: número mínimo de 16 a 20 óvulos
Acima de 38 anos: de 21 a 30 óvulos.

QUANDO A MULHER CONGELA SEUS ÓVULOS É CERTEZA QUE ELA ENGRAVIDE?

 

Infelizmente não é certeza de gravidez, pois os óvulos serão submetidos ao descongelamento, fertilizados e por fim, transferidos para o útero. Tudo irá depender da qualidade dos óvulos e dos embriões formados.
Por exemplo, uma paciente com 32 anos que teve 20 óvulos congelados, sua taxa de gravidez chega a 80%.

QUANTO TEMPO OS ÓVULOS PODEM FICAR CONGELADOS?

 

O tempo que os óvulos estão congelados não é o mais importante, a técnica sim, sendo a vitrificaçao, a técnica mais utilizada hoje e a que tem melhores resultados.