Fisioterapia durante a gravidez: Bom para o bebê, ótimo para a gestante.


Atenção gestante! Você sabia que a fisioterapia traz inúmeros benefícios antes, durante e após a gravidez?


Quando se está gravida e após o parto, toda a mulher precisa de cuidados extras. Durante essa fase, o corpo passa por uma série de alterações importantes e necessárias para o desenvolvimento do bebê. As mudanças podem gerar dores, desconfortos e limitações nas atividades do dia a dia. Com papel fundamental no processo de adaptação, a fisioterapia é uma aliada na qualidade de vida da mãe e do bebê.


É comum durante a gestação mudanças na postura e na maneira como o corpo se move. Nesse período, o útero passa por um processo de expansão, gerando uma curvatura nos ossos a nível lombar e da anca. A coluna sofre o impacto causado pela expansão da barriga, causando uma desarmonia das cadeias musculares. Essas cadeias passam por duas alterações, a posterior (de trás) fica sob stress de tensão muscular constante e a anterior (da frente) sofre um processo de estiramento. Essas mudanças podem ocasionar frouxidão dos ligamentos vertebrais, rotação das vértebras e pinçamento de nervos.


Por isso, a fisioterapia na gravidez exerce um papel importante em cada fase da gestação, com o objetivo de promover saúde e bem-estar.


O tratamento consiste em exercícios de alongamento, relaxamento e respiração. Também são feitos exercícios de fortalecimento dos músculos e preparo de abdômen e do períneo (região entre a vagina e o ânus). Desta forma, é possível que a mãe passe o período de gestação mais tranquila, menos dolorida e bem preparada para o parto.


Conheça agora alguns dos benefícios da fisioterapia durante a gravidez:


– Melhora da postura;

– Redução dos inchaços;

– Diminuição das dores nas articulações, lombar, pés e pernas;

– Redução das câimbras;

– Melhora da circulação sanguínea;

– Fortalecimento do assoalho pélvico.


Importante lembrar que a fisioterapia pode ajudar além dos estágios da gravidez. No pós-parto, momento em que o corpo passa pelo retorno à postura e a readequação musco esquelética, a fisioterapia desenvolve um papel importante e fundamental.