top of page

Fertilização em Tempos de Covid-19


Não foi encontrado RNA viral nos óvulos de mulheres com COVID-19 assintomáticas que foram submetidas a FIV. Um relato de caso publicado recentemente pela Fertility and Sterility sobre a transmissão vertical da infecção respiratória aguda grave por coronavirus.


Uma preocupação de suma importância durante a pandemia do coronavírus era a possibilidade da transmissão vertical do vírus através dos gametas e embriões. Foram descritos os casos de duas mulheres que foram submetidas ao tratamento de fertilização in vitro e estavam assintomáticas, porém com resultado positivo de PCR para a COVID-19. Foram testados os oócitos e os embriões dessas pacientes e não houve contaminação pelo vírus.


Uma preocupação para as pacientes que necessitam de tratamento de fertilização in vitro e para os profissionais envolvidos se ocorre um risco de contaminação pelo vírus.


Muitos estudos ainda serão necessários para avaliar os efeitos da infecção do coronavírus na função reprodutiva e sobre a contaminação do oócito e do embrião.

Comments


bottom of page