top of page

Benefícios da Acupuntura para a Fertilidade


No post de hoje vamos falar sobre uma técnica milenar que vem se destacando por contribuir para a melhora da saúde da mulher e de sua fertilidade. Tem ideia de qual técnica estamos falando? Digamos que o poder está através de algumas picadinhas pelo corpo. No post de hoje vamos abordar o poder das agulhas na fertilidade


A técnica tem história, e seus registros são datados há 5.000 anos, quando já era utilizada para aliviar dores e tratar doenças.

Hoje, em pleno século XXI, essa terapia alternativa tem sido cada vez mais utilizada para tratar diversos problemas de saúde, entre eles a infertilidade.


Praticada em quase todos os países ocidentais, no Brasil está entre as 50 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Colégio Médico de Acupuntura (CMA).


A acupuntura para a fertilidade está focada na estimulação do sistema nervoso central em busca dos seguintes benefícios:


1- Aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos do aparelho reprodutor.

2- Estabilizar os níveis hormonais para aumentar a produção do esperma masculino.

3- Melhorar e regular o ciclo ovulatório feminino.


Além disso, consegue favorecer a redução do estresse ajudando a relaxar e manter uma atitude mental positiva, uma combinação importante para quem enfrenta dificuldades de engravidar.


No caso de pacientes diagnosticadas com infertilidade sem causa aparente (ISCA) ou em procedimentos considerados de alta complexidade, como a Fertilização In Vitro (FIV), a técnica pode aumentar as chances de resultados positivos, pois, quando realizada, aumenta o fluxo sanguíneo na pelve, de forma a levar mais nutrientes e agentes antioxidantes e aumentar a oxigenação na região do útero e dos ovários. A técnica também apresenta resultados positivos no tratamento da endometriose, da síndrome dos ovários policísticos e na redução do estresse.


Em relação à fertilidade masculina, existe um resultado benéfico na qualidade, quantidade e mobilidade dos espermatozoides. Além disso, apresenta benefícios para disfunção erétil e varicocele.


Sendo assim, podemos afirmar que a acupuntura pode ser uma grande aliada no sucesso da FIV (Fertilização in Vitro), chegando a aumentar de 15% a 20% as chances de gravidez.


Importante ressaltar que a acupuntura precisa ser usada como técnica complementar aos tratamentos de

medicina reprodutiva, e não como forma exclusiva de tratamento da infertilidade.


Confira agora com detalhes, os benefícios que podem ser alcançados com o tratamento:


1- Aumento do fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos, especialmente útero e ovários;

2- Regulação dos níveis hormonais;

3- Auxílio no combate à ansiedade e ao estresse;

4- Redução dos efeitos colaterais dos medicamentos hormonais;

5- Relaxamento do útero auxiliando nas taxas de implantação do embrião.


Caso tenha ficado alguma dúvida, é só entrar em contato com a nossa equipe de profissionais.

댓글


bottom of page