A fertilidade Masculina é afetada pela idade?


Em alguns artigos anteriores já abordamos a questão da fertilidade feminina e a relação com a idade. Infelizmente o tempo não é gentil sobre esse assunto com as mulheres. A partir dosa 30 anos, a fertilidade da mulher já começa a diminuir. Para o homem, por outro lado, apesar de não se tornar infértil, tem o seu potencial reprodutivo afetado, assim como a qualidade dos gametas.


A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides. Assim, caso não haja qualquer alteração que interfira no processo de produção de espermatozoides, o período fértil do homem dura até a chamada andropausa, que corresponde à menopausa que acontece nas mulheres. Os sintomas normalmente surgem entre os 50 e 60 anos e tem como característica a diminuição da produção de testosterona, o que interfere diretamente na capacidade de produção de espermatozoides.


Além do espermograma, existem outros exames capazes de avaliar a fertilidade masculina, dentre eles estão:


• Fragmentação do DNA espermático: capaz de avaliar a integridade do DNA dos espermatozoides.

• Exame de anticorpos anti-espermatozoides: avalia a presença de anticorpos contra os espermatozoides. Algumas situações podem aumentar o risco do próprio homem produzir anticorpos (IgA, IgG, IgM) contra seus gametas, como a própria vasectomia e reversão de vasectomia.

• Dosagem de testosterona, pois esse hormônio é responsável por estimular a produção de espermatozoides, estando, portanto, diretamente relacionado com a capacidade reprodutiva do homem;

• Teste pós-coito, que verifica a capacidade do espermatozoide em nadar pelo muco cervical, que é o muco responsável pela lubrificação da mulher, e, assim, fertilizar o óvulo.

Com tantos avanços na medicina, existem muitas técnicas disponíveis, entre elas, a fertilização in vitro, inseminação artificial ou Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide (ICSI).


Cuidar da Saúde também é coisa de Homem!


Caso tenha ficado alguma dúvida, nossa equipe está pronta para te ajudar.